30 maneiras de personalizar vasos

Como sabeis, levamos desde janeiro frotándonos as mãos com a idéia da primavera, e é que as flores e plantas fornecem uma abundância de oportunidades decorativas, como vos mostrábamos em posts como este sobre decorar com flores no inverno ou este outro sobre decorar com pomares urbanos. Já estamos a ponto de escolher as sementes das plantas e flores que vão encher a nossa casa de cor em alguns dias, mas tão importante como a planta ou flor escolhida é o recipiente que as contém: vaso, um elemento com o qual podemos decorar nossa casa de forma muito original, se nós encorajamos você a personalizá-lo um pouco. Mas como tudo o que é DIY dá um pouco de medo, se não se tem ideias, aqui nós trazemos-lhe 30 maneiras de personalizar vasos de plantas, entre as quais certeza que tiver que vos roube o coração.
1. Personalizar vasos: pintura
Talvez o recurso mais fácil para personalizar vasos seja a pintura: com ele você pode converter vasos monocromáticas em conjuntos de vasos colorida, ou pintar padrões e formas da moda sobre a terracota ou a cerâmica. Trend alert: nesta temporada, continuam a moda das formas geométricas, os motivos índios, as setas e os acentos na cor dourado, assim como os tons pastel e as cores fortes, como o fúcsia ou o amarelo.

2. Personalizar vasos: dipping ou dippeado
Uma variação de vasos de flores pintadas são as panelas dippeadas. O dipping é uma técnica que consiste em “molho” o objeto na pintura, de forma que fique pintado apenas por baixo. Dentro do mundo do dipping podem ser aplicados diferentes métodos que dão diferentes resultados, desde vasos com a parte inferior claramente diferenciada da superior para os vasos que apresentam um dipping gradual que vai clareando o tom ao se misturar com a cor original do vaso. Ainda há dippings invertidos! As possibilidades são muitas… e o resultado pode julgar de vós mesmos.

3. Personalizar vasos: marcadores de cerâmica
Outra técnica muito de moda para personalizar objetos de cerâmica é a de que os marcadores de cerâmica. E não é para menos, pois com o mínimo de investimento e as habilidades justas te permitem converter vasos super simples em objetos que te falam. Os marcadores de cerâmica te serão muito úteis para fazer traços de precisão, como pequenas tramas que vão se repetindo ou detalhes como olhos e bocas. O conte pra testá-los!

4. Personalizar vasos: chalkpaint ou tinta de quadro-negro
O chalkpaint ou tinta de quadro-negro é especialmente útil para personalizar vasos de plantas aromáticas e especiarias, pois permitem-lhe escrever o nome da planta em questão e não confundirte de grama em plena execução de suas receitas. Também lhe será muito útil poder escrever o nome da planta se iniciar no mundo da jardinagem e ainda não sabe diferenciar as plantas muito bem. Tenha em conta também que o chalkpaint não tem por que ser negro: há um grande número de cores de tinta de quadro-negro –e todos permitem escrever sobre com giz!– com os quais você pode pintar seus vasos de flores de primavera.

5. Personalizar vasos: lã, laço ou fita
Para terminar, uma linda maneira de personalizar vasos é decorá-los com lã, laço ou fita –sem mais nada ou em forma de tecidos como o trapilho ou o crochê, que também estão muito na moda. Para revestir ou decorar seus vasos com laço lhes dará um ar rústico, fazê-lo com fita lhes dará um toque romântico vintage muito feminino, e usar lã tecida para recubrirlas lhes fará transmitir uma sensação de aconchego, como se as panelas teriam passado a fazer parte da categoria de “têxteis para a casa”. Você não tem mais que escolher o estilo que quiser e decorar em conformidade.

E, até aqui, estas 30 maneiras de personalizar vasos que esperamos que vocês tenham se inspirado para decorar e dar um toque original às vossas vasos de flores nesta primavera. Que você tenha um feliz fim de semana!
Imagens | Clicando em cada imagem, você pode acessar a sua fonte.
Foto de cabeçalho | Fotolia.
30 maneiras de personalizar vasos