5 ideias originais para decorar mesas de convidados

Em poucos dias será de San Juan e San Juan é lançado numa época em que é mais do que habitual comer ao ar livre e fazê-lo com familiares ou amigos. O verão é um tempo de alegria, de celebração, de reuniões, de descanso e de lazer, e é comum ter que preparar grandes mesas para um monte de pessoas. Mas muitas vezes as ideias originais para decorar mesas de convidados nos acabam logo, e não há nada mais chato do que uma mesa de convidados cheio de gente, mas decorada mal. Por isso, hoje trazemos-lhe algumas soluções de seguro que lhe inspiram quando, dentro de alguns dias, começa oficialmente o verão e você tem que preparar mesas de convidados, dia sim e dia também.
1. Decorar mesas de convidados: com motivos marinhos
Sempre é interessante adequar a decoração da mesa a cada momento e ocasião, e por isso no verão é recomendável tentar criar atmosferas refrescantes com motivos eminentemente de verão. Um dos motivos de verão por excelência são os motivos marinhos, capazes de dar a vez, elegância e um toque casual. Se você vai para o DIY, além disso, os motivos marinhos são muito fáceis de criar com as suas mãos: combina vidro, cordéis, cordas, conchas, areia, mar, estrelas-do-mar e detalhes em azul-turquesa e terás dado com a fórmula mágica para decorar uma mesa com este estilo.

2. Decorar mesas de convidados: com sinos de vidro (e outros materiais)
Os sinos de vidro (ou de outros materiais), inicialmente concebido para cobrir os alimentos e protegê-los dos insetos, são, na realidade, um bom acessório na hora de somar pontos para a decoração de uma mesa de convidados. Já no dia mostramos as possibilidades decorativas de sinos de vidro, e é esse objeto que dá o tamanho tanto se você decidir usá-lo como mero enfeite, como se você optar por dar-lhe um uso prático. Veja estes exemplos, são muito inspiradores!

3. Decorar mesas de convidados: com enfeites pendentes
Os enfeites pendentes estão tão na moda ultimamente que não poderíamos deixar de mencioná-los neste post. Mas é que, além de estar na moda, em geral, são ideais para decorar mesas de convidados estrangeiros, especialmente se comemora alguma coisa. Para adicionar enfeites pendentes, você só tem que prender as fitas ou cordéis sobre a mesa de pendurar os enfeites, ou, se você tiver a sorte de contar com as árvores ao redor, aproveitar-se da situação para usá-los como suporte. O resultado é quase mágico e dá um ar etéreo a qualquer mesa, a que sim?

4. Decorar mesas de convidados: com os nomes dos clientes
O de chegar a uma mesa e encontrar o nosso nome nele você não tem que limitar-se a casamentos: nós também podemos fazer em nossa casa com ideias simples mas muito originais. Uma ideia bonita é cortar papéis em forma de borboletas e colocá-los em os talheres com os nomes de cada um dos comensais.

Ou, como nesta outra foto, recortar um papel em forma de triângulo com o nome do convidado e atravessá-lo por um pedaço de pau cravado em uma fruta para que o jogo pareça um barco.

Ou usar mudas pequenas, cada uma batizada com o nome de um convidado.

E para uma festa onde todos estão de pé e não tenha sido atribuído um lugar à mesa para cada convidado, marcar os copos para que não se misturem entre eles é, sem dúvida, uma idéia muito útil.

5. Decorar mesas de convidados: caminhos de mesa
Se a mesa é especial ou quiser se orgulhar dela, por algum motivo, você provavelmente não precisa toalha de mesa, mas um caminho de mesa sempre usa um pouco, mantendo o toque informal de uma mesa semi-nua. Se a reunião ou festa é uma coisa mais séria ou oficial e o uso de toalhas de mesa é obrigatório, use caminhos de mesa de tons contrastantes com a cor da toalha de mesa, por exemplo, em tons de bege ou marrom que se ressaltem sobre toalhas de mesa da linha branca. Qual opção você gosta mais?

Com estas ideias para decorar mesas de convidados seguro que se têm travado vontade de convidar toda a família e amigos para montar uma cena após a outra e experimentar todos esses recursos, certo? Pois nada, apreciá-lo!
Imagens | Clicando em cada imagem, você pode acessar a sua fonte.
Foto de cabeçalho | Fotolia.
5 ideias originais para decorar mesas de convidados