A imagem mostra de forma resumida como funciona o e-mail marketing.

6 razões para investir em e-mail marketing

O e-mail marketing, é uma das principais estratégias usadas no Inbound marketing e no marketing digital! É um canal de comunicação direta com o seu lead ou cliente, através dele é possível estreitar o relacionamento, nutrir e ainda gerar vendas! E o melhor, com uma das melhores taxas de retorno sobre investimento!

E-mail marketing o que é o? É uma estratégia em que se envia diversos e-mail para uma lista de contatos, para comunicar e cumprir alguns objetivos. Aliás, a forma mais comum para realização desses envios é através de uma plataforma de e-mail marketing. Ela otimiza o processo e traz estatísticas importantes sobre o envio.

 

6 razões para investir nessa estratégia!

Por que utilizar o e-mail marketing na estratégia de comunicação da sua empresa? Vamos conhecer as vantagens de e-mail marketing.

A imagem mostra de forma resumida como funciona o e-mail marketing.

  1. Mesmo com a popularização das redes sociais, o e-mail ainda continua sendo uma das melhores ferramentas para campanhas de marketing. Isso porque ele possui um grande alcance, já que quase 4,5 bilhões de pessoas têm ao menos 1 endereço de e-mail.
  2. Outro ponto é o direcionamento, diferente de um post que diversas pessoas podem ver, no e-mail, você direciona quem irá receber.
  3. O formato também é outra vantagem, já que você pode criar a comunicação do jeito que desejar. Então, em um email marketing criativo, podemos colocar GIFs, imagens links, podemos criar um layout personalizado e não temos limites de caracteres!
  4. Ainda podemos citar o retorno financeiro, segundo uma pesquisa de 2019 feita pela Litmus, a cada 1 dólar investido no e-mail, a empresa tem um retorno financeiro de 42 dólares! Ou seja, taxa de investimento baixa, com altas taxas de conversão!
  5. A facilidade de mensurar e acompanhar de perto os números, com toda a certeza é uma das melhores vantagens da ferramenta. É possível saber o que funciona, para trazer conteúdo cada vez mais assertivos.
  6. Por fim, ele ainda é um canal própria da sua empresa, você não depende de algoritmo para decidir se seu post vai ser entregue ou não.

Porém, para que sua empresa tenha todos esses benefícios, é fundamental ter um bom gerenciamento de marketing digital! Esse gerenciamento é fundamental para direcionar as estratégias de acordo com a jornada de compra desse cliente. Sem isso, você corre o risco de confundir seu lead, perdendo uma oportunidade de venda.

 

Qual é o papel de e-mail marketing nas suas estratégias de inbound marketing?

Essa ferramenta pode ser usada para vários objetivos dentro da sua estratégia de inbound marketing.

  • Melhorar o relacionamento: o relacionamento com seu lead ou cliente, através dessa ferramenta é bastante pessoal. Por isso, sempre envie e-mail para a sua lista, mantenha sua marca sempre na mente do seu lead, mas sempre entregue uma comunicação de valor! O conteúdo precisa ser útil, isso é fundamental, divida o conteúdo de venda, na seguinte proporção, 20% dos envios mensais de ofertas e 80% de informações úteis.
  • Promoção de conteúdo: quando você publica um post no blog da sua empresa, você pode criar campanhas de e-mail marketing para promover esses conteúdos e gerar tráfego para o site.
  • Educar e nutris os leads: esse é um dos pilares dentro do inbound marketing, ela é fundamental para que os leads se tornem clientes!
  • Venda: além de estreitar o relacionamento, levar informação, você também pode vender nessa canal. Ofereça promoções, descontos exclusivos para esses leads.
  • Usar como canal de pós-venda: após a venda ainda é preciso manter um relacionamento com esse cliente, é importante entender como foi a experiência. Além de avaliações e pesquisa de satisfação, continue enviando conteúdos de valor e ofertas relacionadas ao produto adquirido.

Entretanto, no momento que estiver criando um e-mail marketing, tomo cuidado na seleção dos horários, dias de envio e quantidade de e-mails. Não seja inconveniente, nunca envie fora do horário comercial, nos finais de semana e nem todos os dias. Isso pode fazer com que as pessoas peçam para ser retirada da sua lista!

 

Como criar um e-mail irresistível?

Uma das dúvidas mais recorrentes é, como elaborar um e-mail marketing, existem várias dicas que podem te ajudar no momento em que estiver criando um e-mail marketing.

A primeira dica, é conheça seu público, isso é essencial para conseguir se comunicar de forma mais efetiva. Pense no gênero, idade, interesses, produtos que costuma consumir, etc.

Diversifique o conteúdo, no momento de buscar como fazer um e-mail marketing, pense nos diversos formatos e conteúdos que pode usar. Nada de entregar sempre o mesmo, envie newsletters, atualização do blog, envie promoções, editoriais e informações relacionadas as transações executadas, nutrição, pesquisas, etc.

Como fazer um e-mail marketing responsivo? A maioria das ferramentas de envio, já criam materiais responsivos, é só você usar a ferramenta de criação na plataforma que o e-mail já é criado para abertura em todos os dispositivos.

Aliás, para finalizar essa parte de como escrever um e-mail marketing, é fundamental lembrar de colocar seus CTAs, planejar o conteúdo para não se tornar repetitivo, experimentar modelos diferentes e observar as métricas. Após todas essas dicas, é só arregaçar as mangas e colocar tudo em prática para que os resultados comecem a surgir! Se você ainda esta em duvida se deve inverstir em E-mail Marketing, veja o site da Muito Mais Digital.