Como deixar a sala aconchegante gastando pouco

É comum montar uma decoração de sala e parecer que falta algo para tornar o ambiente aconchegante. Está passando por esse tipo de situação? Neste caso, saiba que existem formas de deixar o ambiente ainda mais agradável. Confira, a seguir, quais são e adote todas!

Aposte nas cortinas

Cortinas são itens essenciais na decoração da sala de estar porque dão charme e refinamento para o ambiente. Mas não é só isso: garantem privacidade, já que impedem que as pessoas do lado de fora vejam o que se passa no cômodo.

Além disso, cortam o excesso de luz natural que entra na sala, bem como ventos, o que acaba por tornar o ambiente mais aconchegante. Outro benefício importante é a melhora da acústica da área.

Quando comprar cortinas, prefira as grandes, que vão do teto até o piso, passam a impressão visual de pé direito alongado, complementando uma decoração com muito mais charme.

Utilizar tapete

O tapete dá a impressão de aconchego, já que evita que os pés toquem o piso frio. Para aumentar ainda mais a sensação de conforto, prefira tapetes macios ao toque, como os com os altos.

Esse tipo de tapete, inclusive, ajuda a aprimorar a acústica do cômodo, o que faz a diferença em casos de uso de home theater na área, garantindo uma melhor experiência.

Espalhe almofadas pela sala

Uma almofada é agradável ao toque e oferece mais conforto ao utilizar o sofá ou poltrona. Ao comprar almofada ou capa para almofada, prefira escolher núcleos neutras, para combinar facilmente com a decoração da sala.

Se preferir tons mais vibrantes, escolha cores que combinem entre si ou sejam semelhantes a outras já utilizadas na decoração de casa , o que expõe uma impressão de unidade visual.

Use plantas em locais estratégicos

Plantas contribuem para tornar o ambiente aconchegante e sem gastar muito. Coloque-as em vasos com design diferenciado, posicionando-os em locais estratégicos da decoração, onde fica em destaque.

Escolha plantas que sobrevivem em ambientes com pouca incidência de luz solar, como o lírio da paz e cacto. Lembre-se de realizar podas e regas regularmente, para cumprir-as sempre verdes e em perfeito estado.

Caso queira o efeito visual colorido e agradável da planta, mas não tenha tempo para cuidar delas, uma solução é comprar planta permanente. Dê preferência para que seja de qualidade, que possua melhor acabamento.

Instale luz amarela

A luz amarela sempre é indicada por especialistas em decoração de casa por tornar os ambientes mais aconchegantes, propícios ao descanso. Com a sala não é diferente! Por isso, considerar trocarte sua lâmpada de luz branca por uma amarela.

Hoje, existem lâmpadas de LED luz amarela, alternativas que são perfeitas para economizar na conta de energia elétrica. Também há versões com filamento carbono, que dá mais originalidade para uma decoração.

Invista em objetos de decoração

Objetos de decoração para sala costumam trazer personalidade e aconchego para o ambiente, evitando espaços predominantemente vazios em móveis ou cantos do cômodo.

Escolha objetos que adaptam com o estilo decorativo utilizado na área. Compre vasos, adornos, bandejas para organização de itens usados ​​na sala, entre outros.