Dicas para deixar o seu celular mais seguro

Todos nós estamos preocupados –ou deveria preocupar– da segurança do nosso smartphone. Ao fim e ao cabo, os ‘smartphones’ não deixam de ser computadores em miniatura ligadas constantemente a Internet em que nós instalamos apps, faça o download de arquivos de e para os que administramos quase toda a nossa vida ‘online’. Devemos cuidar de nossa segurança e privacidade, e para isso é imprescindível seguir uma série de diretrizes que devemos sempre levar pela bandeira.

Neste artigo, oferecemos cinco dicas que irão ajudá-lo a estar mais seguro quando utiliza o seu smartphone. Poderiam resumir, como tudo o que tem que ver com a segurança e privacidade, em duas palavras: bom senso. Você está pronto?

Não faça o download de aplicativos de fora do Google Play

O primeiro conselho, e o mais óbvio, é que não faça o download APKs de fontes desconhecidas. Google Play conta com uma série de filtros que analisam todas as apps que são enviados para a loja para garantir que são seguros e não acarreta nenhum risco para os usuários. É verdade que não é um sistema perfeito, mas é muito mais confiável do que baixar um arquivo de um site que você encontrar pelo Google.

Instalar um arquivo APK no seu smartphone de um site de terceiros é um salto de fé. Pode sair bem ou pode sair fatal. Você corre o risco de infectarte com malware, adware ou até mesmo com um mineiro de criptomonedas. Isso não quer dizer que você tenha que ter fé cega no Google Play. Revise sempre o desenvolvedor e opiniões de outros usuários. Perante a dúvida, cuidado. Além disso, é sempre ter já cadastrado o seu Google Find My Device para conseguir localizá-lo em caso de perda ou roubo.

Verifique as permissões de aplicativos

Realmente um aplicativo de lanterna ou câmera tem que ter acesso aos seus contatos, ou a sua localização? Possivelmente não. Se um aplicativo solicitar mais permissões da conta, desconfie e não concedas. Se já o tiver feito, tranquilo, porque se pode excluir.

Para isso basta ir a Definições > Aplicações, pesquisar a aplicação em questão e, na seção “Permissões”, desmarcar os que você não quer que tenha. Na foto você pode ver como é o menu para os ajustes de um BQ Aquaris V.

Um aplicativo de câmera é normal que solicite o acesso à câmera e ao microfone, mas não necessariamente a sua localização, e muito menos em suas mensagens. Lembre-se que “Aceitar tudo” não é seguro. Leia com atenção e, diante da dúvida, pergunta.

Evite conectar-se a redes wi-fi públicas

Estamos de acordo em que se conectar ao wi-fi público de uma estação de metro ou de um aeroporto é mais interessante do que gastar dados de nossa tarifa, mas essas redes não são seguras. Essas conexões não costumam estar criptografadas, e qualquer pessoa com alguns conhecimentos básicos de rede, você pode capturar todo o tráfego que circule por elas e ver o que está fazendo. Há apps que permitem fazê-lo a partir do próprio smartphone, de fato.

É melhor gastar megas e dados que expor a sua privacidade de qualquer pessoa com más intenções. As melhores ligações WiFi são as que você conhece, com certeza, como as de sua casa ou nas casas de seus amigos e conhecidos. Não deixe nada ao acaso!