Homem sentado na sala estudando com um notebook

Como estudar para concurso de pedagogia?

Para aqueles que estão formados na faculdade de pedagogia, apostar na carreira pública é uma ótima alternativa. Afinal, os concursos oferecem salários mais altos do que a média do mercado privado, além de bons benefícios como vale-alimentação, vale-refeição, plano de saúde e muitos outros. Também vale lembrar que a carreira pública traz estabilidade para esses profissionais e oportunidades de plano de carreira.

Então, se você pretende seguir esse caminho, precisa conferir as nossas dicas de como estudar para concurso de pedagogia. Afinal, é preciso focar na preparação para sair à frente dos concorrentes, conquistar uma vaga e se tornar funcionário público.

 

Foque nas disciplinas mais cobradas nos concursos para pedagogos

Para os formados no curso de pedagogia EAD, há diversas opções de vagas em concurso público. Sendo assim, a nossa dica é que você foque nas disciplinas que mais são cobradas nesses certames. Afinal, dessa forma, você pode se preparar para mais de um concurso ao mesmo tempo e ficar pronto para as novas oportunidades que podem surgir na área.

Sendo assim, confira as disciplinas que mais costumam aparecer nas provas de concursos públicos de pedagogia:

– Legislação da Educação: nesse tema podem ser cobrados as normas constitucionais; as leis federais que regulam o sistema nacional de educação; as relações e pareceres dos órgãos do Ministério da Educação (MEC); ou ainda, as disposições legais no processo de regulação da educação nacional.

– Didática: esse é um dos principais ramos de estudo da pedagogia, por isso, ela tem presença garantida nas provas dos concursos dessa área. É importante lembrar que essa temática envolve a seleção dos conteúdos, os métodos e sistemas de avaliação com base nos objetivos de ensino, levando em conta os objetivos sócio-políticos e pedagógicos.

– Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): esse estatuto determina que é dever da família, da sociedade e do Estado garantir aos jovens o direito à saúde, assim como, a educação, cultura, lazer e outro. É também um tema bastante cobrado em concursos, principalmente para professor.

– Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática: esse combo de disciplinas correspondem a 20% das provas de certames para a área de pedagogia. Sendo assim, mesmo que essas matérias já façam parte do seu dia a dia é bem importante focar seus estudos nelas e revisar alguns temas.

 

Teste seus conhecimentos respondendo questões de concurso público na área de pedagogia

A melhor maneira de conhecer como os assuntos são cobrados na prova de um concurso para formados na faculdade de pedagogia é respondendo questões que já foram aplicadas anteriormente. Assim, você terá uma prévia do que estará te esperando no dia oficial, quando estiver valendo a sua aprovação.

Além disso, dessa forma, você pode testar seus conhecimentos, saber como está o seu entendimento em cada disciplina. Sendo assim, na hora de praticar, a nossa dica é que você pesquise por questões que foram aplicados em concursos mais recentes para o cargo que você quer conquistar uma vaga.

Mas, lembre-se, é preciso que essa preparação faça parte do seu dia a dia. Então, responda perguntas sempre que puder e acompanhe o seu desempenho semana a semana. Assim, você poderá observar o seu progresso, além de saber quais temas precisam ser revisados.

Outra dica importante é que na hora de responder as perguntas, você consiga, além de apontar a alternativa correta, dizer os motivos que levam as demais opções a estarem erradas. Afinal, dessa forma, você evita de errar uma questão por falta de atenção e pode fixar melhor o aprendizado em sua mente.

Uma prática que também merece atenção é a resolução de provas completas. Pode parecer similar a responder questões avulsas, mas é uma preparação ainda mais completa. Afinal, além de testar os conhecimentos, você pode simular o grande dia e verificar qual é o seu tempo de resolução de prova. Afinal, todo o concurso possui um tempo máximo para que o candidato entregue a prova resolvida e/ou o gabarito.

 

Invista em um preparatório online

Se você pretende conquistar uma vaga depois de completar o curso de pedagogia EAD precisa investir em um preparatório online. É que os concursos trazem uma grande listagem com todos os conteúdos que podem ser cobrados na sua prova, chamada de conteúdo programático. Sendo assim, é importante ter alguém que mostre o melhor caminho a seguir e possa organizar os seus estudos com os assuntos mais importantes.

E quando você aposta em um preparatório online, pode contar com a experiência dos professores que entendem muito, não apenas da matéria em si, mas também de concurso público. Afinal, é preciso saber como aqueles assuntos são cobrados para trazer explicações mais claras e diretas ao ponto, facilitando o dia a dia de aprendizado do candidato.

Então, o preparatório online deve ser visto como um investimento que vai te levar até a aprovação em um concurso público na área da pedagogia.