A imagem mostra uma representação sobre a logistíca

Como otimizar a logística de lojas virtuais?

 

As lojas virtuais, têm recebido grande destaque diante do mercado de vendas. A existência delas possibilita mais comodidade e facilidade tanto para os empresários venderem, quanto para os consumidores comprarem.

Porém, esse negócio desafia os empreendedores a saberem muito mais do que vender e administrar, mas de gerir todos os processos até a entrega dos produtos ao seu local de destino. Essa gestão que estamos falando tem o nome de logística, parte essencial para qualquer negócio continuar funcionando, além de impactar na experiência do cliente.

Hoje, você vai entender como a logística é imprescindível em qualquer loja virtual e como você pode otimizar a sua, para que o seu negócio tenha o sucesso que você espera.

A imagem mostra uma representação sobre a logistíca

O que é logística e porque ela é tão importante?

O conceito de logística na origem da palavra proveniente do grego, significa habilidade de cálculo e raciocínio lógico. Mas nos dias de hoje, esse conceito se ampliou de uma maneira grandiosa, englobando conhecimentos nas áreas de engenharia, economia, marketing, tecnologia dentre outras.

Por isso, hoje a logística consiste em um conjunto de métodos que englobam todo o planejamento de um negócio, desde a aquisição, movimentação, armazenamento e entrega dos produtos certos, no local combinado, e principalmente no tempo determinado. O que muitos donos de lojas virtuais não imaginam, é que a má gestão da logística do seu negócio pode levar o seu empreendimento à falência, talvez antes mesmo dele ter algum lucro com a sua loja.

Já imaginou receber pedidos e não conseguir conferir seu estoque antes, enviar ou etiquetar produtos errados para determinado envio, ter que resolver o mal entendido com clientes etc? Esses são alguns erros comuns em uma má logística.

Isso porque a logística é responsável por manter as operações do negócio em ordem, para conseguir realizar as funções com assertividade. Muitas dessas operações eram completamente pensadas pelo ser humano, porém com o advento da robotização cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e principalmente no mercado de trabalho, a logística também foi afetada pelos robôs.

Isso gerou a existência da chamada logística 4.0, que otimizou os serviços de gestão na logística, facilitando ainda mais o trabalho das lojas virtuais. A logística 4.0 visa otimizar os processos logísticos utilizando a tecnologia para tornar as operações “smart”, ou seja, inteligente, criando um sistema mais produtivo, coerente, eficiente e automatizado.

O objetivo da logística 4.0 é modernizar toda a operação dos estoques, por meio do uso de tecnologias capacitadas, como softwares e outros sistemas que melhoram todo fluxo dos produtos para atender às necessidades do cliente.

 

Modos de aprimorar a logística de lojas virtuais

Continuando a leitura, você poderá conhecer algumas estratégias para otimizar a logística da sua loja virtual, a fim de que ela desenvolva e cumpra seu papel na realização dos serviços e na satisfação dos clientes ao receberem seus pedidos conforme acordado.

 

Controle ideal de estoque e monitoramento de pedidos

Você como dono do negócio precisa ter o conhecimento real das mercadorias que estão disponíveis e daquelas que precisam ser abastecidas. A organização é o principal componente nesse processo. A logística 4.0 pode te auxiliar nesse momento, você pode utilizar softwares que são capazes de realizar a gestão do seu estoque, te auxiliando na tomada de decisões, conferir informações sobre os produtos, transporte das mercadorias e etc.

Além disso, a responsabilidade de fazer com que os pedidos cheguem ao seu destino é totalmente sua, essa gestão se chama logística de distribuição. Por isso, conte com um rastreador de mercadorias, tanto você quanto seu cliente serão beneficiados, podendo verificar onde está o produto e se está tudo bem com o transporte dele.

 

Conte com a ajuda de serviços de logística

Não se pressione, os empreendedores não precisam conhecer tudo sobre logística, é por isso que existem as empresa de logística para lojas virtuais, que são especialistas em cuidar da gestão logística da sua loja online, elas se comprometem com todos os trâmites de armazenamento e entrega, para que seu negócio continue em constante crescimento.

A Guarde Mais, é um negócio de self storage e empresa de logística, que está há anos no mercado entregando serviços de qualidade e responsabilidade para seus clientes. Ela pode oferecer uma logística inteligente para a evolução da sua loja virtual, para que você possa focar em outras facetas do seu empreendimento.

Os serviços que a Guarde Mais oferece como empresa de logística para lojas virtuais, consiste no recebimento e conferência de mercadorias vindas de fornecedores; o armazenamento de mercadorias em ambientes adequados para sua correta conservação (com exceção de perecíveis); picking e packing, que é a  triagem e preparação de pedidos para envio, desde a embalagem e etiquetagem; o envio para a transportadora responsável, além de controlar e rastrear os pedidos enviados.

Você não precisa dar conta de tudo, conte com o auxílio da Guarde Mais, uma organização que é especialista em serviços de logística, para que seus negócios alcancem o sucesso que você deseja.