unha quebradiça

Como ter unhas sempre saudáveis?

O autocuidado tem sido um assunto super comentado, ainda mais agora na quarentena. Se tornou comum mulheres e homens tirarem um dia ou um tempinho do seu dia para cuidarem de si, passar aquele hidratante no corpo, colocar uma máscara facial, fazer hidratação no cabelo e, claro que não podemos esquecer de ter os cuidados com as unhas.

Pensando nessa pequena rotina, trazemos para você algumas dicas para manter suas unhas saudáveis e fortes, assim como uma pequena lista de produtos para unhas que vão ajudar a cuidar de suas queridinhas. Borá lá?

 

Abandone a acetona

Poucas pessoas sabem, mas o uso de acetona enfraquece as suas unhas, então evite usá-la. Você deve estar se perguntando: como então eu vou tirar o esmalte? A resposta é clara, use o removedor de esmaltes.

A diferença entre esses dois produtos é que o removedor, por ser feito à base de óleo, não é tão agressivo quanto a acetona que é feita a base de álcool, por isso resseca a área em que é aplicada. Então, sempre que possível, opte pelo removedor de esmaltes.

 

Deixe suas unhas respirar

Obviamente não é no sentido literal da frase, mesmo porque nossas unhas não têm nariz :). O que eu quis dizer é para você ficar um tempo sem usar esmaltes para que suas unhas possam realmente respirar e “descansar”. Isso faz com que elas fiquem mais saudáveis, menos quebradiças e não fiquem manchadas.

 

Mantenha suas unhas hidratadas

As unhas são mais propensas a secarem e quebrarem pelo fato de serem mais porosas do que a pele do nosso corpo. Inclusive, sobre as cutículas, todos dizem que é melhor cortar, mas não é bem assim. Ao tirar suas cutículas você expõe suas unhas a infecções. Por isso, manter essa região hidratada é a solução.

 

Vitaminas

A alimentação atua diretamente na saúde do corpo, o que não exclui as unhas. Às vezes quando a pessoa tem uma alimentação inadequada ou faltando determinadas vitaminas, as unhas se tornam fracas e é aí que aquelas manchinhas brancas aparecem. Inclusive, você já deve ter visto no youtube ou no Instagram de alguma blogueira, uma vitamina em forma de ursinho que auxilia na saúde de seu cabelo e unhas. E isso nada mais é do que uma balinha que vai repor as vitaminas importantes para o crescimento saudável de suas madeixas e de suas garrinhas.

 

Suas unhas são o que você come

Como dito anteriormente, quando se tem uma alimentação que não é adequada, isso vai ter influência no crescimento e saúde de suas unhas. Alimentos importantes e que auxiliam no fortalecimento são:

  • Leveduras (fungos) e grãos integrais → ricos em biotina
  • Folhas verdes escuras → Vitamina E
  • Laranja, limão, mamão → Vitamina C
  • Carnes, ovo, laticínios → derivados animais

 

Mantenha suas unhas fortes

Para que fiquem ainda mais fortes, o uso de produtos fortalecedores de unhas é de bom tom também. Existem diversos tipos, desde os caseiros até os que você compra diretamente na área de esmaltes da loja, em geral esses produtos têm preços acessíveis e são fáceis de encontrar.

Porém, agora deve ter surgido uma dúvida na sua cabeça: Qual é o melhor fortalecedor de unhas? E eu te respondo que na verdade não tem uma resposta correta, cada corpo é um corpo e você deve escolher aquele que mais se adaptou a você e suas necessidades.

E assim como as bases normais, as bases fortalecedoras servem para fixar melhor o esmalte colorido, com a vantagem de que além dessa função, ele promove uma resistência maior, aumenta a espessura da própria unha, protege sua unha de escamar e tem propriedades que ajudam no fortalecimento das unhas, como por exemplo a queratina. O que torna indispensável ter um esmalte fortalecedor de unhas.

Para completar todas essas dicas, agora vem uma lista com produtos importantes para você que quer ter unhas bonitas, fortes e saudáveis:

  • Óleo fortalecedor
  • Esmalte fortalecedor
  • Cera nutritiva
  • Hidratante de cutículas
  • Fluído nutritivo

 

Cronograma de cuidados com as mãos

De nada adianta ter unhas bonitas se você não cuidar do restante de suas mãos, por isso passarei agora um simples cronograma para colocar na sua rotina.

 

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Nutrição Hidratação Nutrição Hidratação Esfoliação
Protetor solar Protetor solar Protetor solar Protetor solar Reconstrução
Base fortalecedora
Protetor solar

 

Legenda: 

Nutrição- Óleo de coco ou rícino desempenham o papel super bem.

Hidratação- Na mão, hidratante para as mãos e nas unhas é bom usar o próprio hidratante de cutículas, pantenol ou glicerina.

Esfoliação: Você pode optar por usar as próprias lixas de esfoliação ou fazer a misturinha caseira de mel e açúcar. Claro que se você tiver um esfoliante pronto, pode usá-lo também.

 

Reconstrução- Queratina

Agora com todas essas dicas, produtos e cronograma, você está mais do que preparada para cuidar de suas mãos e ter unhas lindas e saudáveis. Use e abuse de todos esses ensinamentos, crie sua própria rotina de cuidados com as mãos e chame as amigas para adentrar nesse universo também.