Prateleiras para cozinha

Como usar prateleiras na decoração da sua casa

As prateleiras flutuantes na cozinha se tornaram uma alternativa muito popular para usar exclusivamente como armários superiores. Eles são frequentemente feitos de madeira pintada, madeira manchada (aparência rústica ou moderna) ou metal.

A principal razão pela qual as prateleiras flutuantes são tão populares é porque elas são mais baratas do que os armários fechados e também quebram a monotonia de vários gabinetes idênticos seguidos.

Muitas pessoas preferem a mistura de armários superiores e prateleiras flutuantes porque os itens nas prateleiras podem adicionar alguma cor a uma cozinha um tanto estéril. Outras pessoas usam prateleiras flutuantes acima de seus armários inferiores e não usam armários superiores.

É importante se certificar se o local que você irá colocar suas prateleiras flutuantes sejá fácil de limpar. As estantes abertas permitem que mais poeira seja depositada nos itens do que as estantes fechadas. Isso é especialmente um problema em uma cozinha, já que é onde a gordura fica em toda parte, mesmo que você não a veja. A graxa aterra nos itens e cria quase uma cola onde a poeira é atraída e grudada.

Muitas pessoas gostam de guardar seus pratos do dia a dia em prateleiras flutuantes para garantir que sejam limpos regularmente e não coletem uma camada de poeira. Manter as prateleiras flutuantes limpas normalmente requer a remoção semanal de todos os itens nas prateleiras, limpar as prateleiras, depois limpar os itens que estavam nas prateleiras e finalmente devolver os itens para as prateleiras. Para reduzir a quantidade de poeira em sua cozinha, certifique-se de trocar regularmente os filtros de ar do seu ar condicionado, caso tenha um.  Para reduzir a quantidade de gordura na sua cozinha, também é ideal contar com um exaustor ou ventilação de descongelamento toda vez que cozinhar.

Também é importante estar atento as cores que fazem parte da cozinha, pois a combinação de itens excessivamente coloridos podem ser uma sobrecarga para os olhos.

Prefira decorar suas prateleiras usando várias cores neutras com apenas um tom chamativo, em uma menor quantidade. Se você é alguém que ama uma abundância de cores, selecione de 3 a 5 cores para itens em suas prateleiras flutuantes e apenas decore com itens nessas cores.

Essas cores podem ser repetidas em sua arte, tapete e outros acessórios em toda a sua cozinha para criar um design coeso. Evite decorar com as cores primárias de vermelho, amarelo e azul que tendem a parecer juvenis. Em vez disso, opte por cores mais exclusivas, como verde-maçã, turquesa, bordô, azul marinho, coral, orquídea, ferrugem, verde-azulado, verde-azulado, cobalto, ameixa, magenta ou verde esmeralda.