A realidade sobre o mercado automotivo no Brasil

Não é de hoje que se sabe que os preços dos carros no Brasil são mais altos se compará-los com o demais mercado automotivo. Entretanto, não é só na carteira que o brasileiro sai perdendo quando o assunto é ter um carro novo na garagem. Aqui, você descobre as verdades não ditas sobre o mercado automotivo brasileiro.

Custos extras repassado ao cidadão

Custos externos e impostos mais elevados em muitos mercados, há também a ação da famosa lei da oferta e da procura: quando a procura excede os preços da oferta sobe e vice-versa. Foi a explosão da demanda do mercado brasileiro que mais influenciou os preços até setembro de 2008.

Ampla oferta de crédito encarece os preços finais

A ampla oferta de crédito levou muitos consumidores a lojas. Com a produção no limite, auto, montadoras e concessionários poderia lidar com maior margem de lucro, uma vez que não tem o mercado automóvel. Assim, os preços subiram e as pessoas deixaram o carro para comprar, entre novembro e dezembro, quando a crise abalou o comportamento do mercado e o governo reduziu a recuperação de IPI, tem um melhor negócio.

Agora o jogo mudou. Com a queda nas vendas de carros, nenhum montador é arriscado, até agora, mudar a lista de preços. Para 2020 o mercado prevê-se um aumento dos preços, uma vez que os efeitos da redução dos preços e da desvalorização ainda não são claros e, portanto, difíceis de se prever.

A diferença de tecnologia em relação aos países desenvolvidos

A diferença de preços é ainda mais acentuada pela diferença tecnológica. Na Europa, a General Motors vende o Corsa de duas gerações mais jovens do que o modelo vendido no Brasil, com o número de aprimoramentos de segurança, como ABS, controle eletrônico de velocidade, controle de tração, controle de estabilidade, automático de correção do tempo de luzes, airbag de duas fases para motorista e passageiro, antifurto eletrônico, luz do travão adaptativa (pisca freio em caso de emergência), direção assistida, vidros elétricos, etc.. E o preço de um Corsa na Itália é de 12.401 euros, equivalente a R$ 38.690.

Uma versão mais completa do Modelo No Brasil é 1,8 Super Sport, com o valor de US $ 43,546. Entre os itens do modelo da série estão o sistema hidráulico de direção, alarme anti-roubo, luz de nevoeiro da lanterna acoplada traseira, pedal para baixo em caso de Impacto, Ar condicionado, janelas elétricas e fechaduras.

O mesmo é observado com produtos de outros fabricantes. O Fiat Punto com airbags, antifurto eletrônico, ABS, controle de tração, controle de estabilidade, etc.., De 11.901 euros, ou us $ 37.130. No mercado brasileiro, a versão de entrada do Punto 1.4 custa US $ 38.368 .

Mas a Ford Fiesta, uma geração mais jovem, custa 11.151 euros, equivalente a r $ 34.790 e vem com ABS, airbags dianteiros, lado e pernas do motorista, antifurto eletrônico, direção elétrica, um dispositivo para prevenir o fogo, entre outros itens . Uma versão mais completa da Fiesta no Brasil – com motor 1.6, direção hidráulica, airbag, freios ABS, entre outros itens – deixa por US $ 45.685.