tecnologia da informação

Perfil de profissional de gestão da tecnologia da informação

Se você está pensando em iniciar um curso de gestão de tecnologia da informação precisa conhecer mais sobre o perfil desses profissionais e o que o mercado de trabalho vai esperar de você, depois de formado. Esse curso tem como objetivo preparar o aluno tanto para a administração de software, banco de dados, mas também para a gestão de pessoas, com foco na melhoria e otimização de processos.

Sendo assim, o profissional de gestão de tecnologia da informação precisa ter um perfil multifacetado. Já que durante o curso, terá acesso tanto às matérias da área da administração, quanto às disciplinas ligadas à computação, aliando a teoria à prática. Ou seja, você precisa saber disso antes mesmo de iniciar o seu curso e estar preparado para desenvolver habilidades nessas duas áreas. Afinal, é esse o perfil mais procurado pelo mercado de trabalho.

Atualmente, pode-se dizer que a área de TI é um parte muito importante no fluxograma de diferentes empresas e o destaque deste setor é o profissional de gestão de tecnologia da informação. Ele é responsável, por meio das perspectivas gerenciais, criar métodos e ferramentas para os processos de uma companhia. Assim como, planejar e organizar o uso de cada tecnologia de uma maneira inteligente, garantindo assim maior crescimento e competitividade para as organizações.

 

Como é o curso de gestão de tecnologia da informação

Se você ficou interessado pela área e acha que se encaixa no perfil exigido para os profissionais de gestão de tecnologia da informação, precisa saber mais sobre o curso. Normalmente, o curso de tecnologia possui de dois a dois anos e meio de aprendizagem. Durante esse tempo, o aluno contará com matérias como:

 

– Introdução à Computação
– Matemática Aplicada
– Algoritmos e Programação
– Comunicação Empresarial
– Gestão de Governança em TI
– Estrutura de Dados
– Sistemas Operacionais
– Redes de Computadores
– Modelos de Gestão
– Arquitetura e Organização de Computadores
– Gestão de Pessoas
– Engenharia de Software
– Direito Empresarial
– Gestão da Segurança da Informação
– Gestão de Projetos
– Cálculo (diferencial e Integral)
– Lógica de Programação
– Infraestrutura de TI
– Gerenciamento de Banco de Dados
– Gestão de Tecnologia da Informação
– Sistemas Inteligentes
– Administração Financeira
– Empreendedorismo
– Segurança e Auditoria de Sistemas

 

Lembrando que essa lista de matérias é apenas uma prévia do que o aluno verá durante o curso de gestão de tecnologia da informação. Além da teoria, o estudante também terá que desenvolver trabalhos e resolver provas sobre os assuntos, precisando alcançar uma média para ser considerado aprovado. E essa base de ensinamento vale tanto para os cursos presenciais quanto para o método EAD.

Aliás, o curso a distância pode ser um boa forma de ter acesso a conteúdo de qualidade sobre o assunto, mas ainda conseguir economizar com a mensalidade. Afinal, o curso EAD tende a ter valores mensais 50% menores do que os de um curso presencial. Sem contar que o aluno não precisa gastar um valor extra com deslocamento até a instituição de ensino e nem perder mais algumas horas no trânsito. E no final do curso, o diploma é o mesmo do presencial, sem distinções.