google ads

Por que não encontro meu produto no Google Ads?

O investimento em mídia online, especialmente em Google Ads, é um grande aliado para qualquer empresa, ajudando a ter maior visibilidade, captar clientes e aumentar as vendas, faturamento e lucro.

Quando implementa uma estratégia de marketing digital voltada ao uso do Google Ads, muitos gestores se veem diante de uma situação comum: não encontrar seu produto ao realizar buscas na ferramenta de pesquisa.

Mas, por que será que seu produto não aparece no Google Ads? Neste post, abordamos possíveis motivos para esse problema. Confira e saiba como proceder para reverter essa situação!

 

Motivos para a não exibição de produtos no Google Ads

De modo geral, existem dois principais motivos que levam à não exibição de produtos no Google Ads, a baixa qualificação dos anúncios e a limitação de verba diária das campanhas realizadas. Entenda, a seguir, como funcionam cada um desses pontos:

 

Baixa qualificação de anúncios

O Google Ads dá nota e classifica os anúncios de acordo com um índice de qualidade próprio, que envolve o cumprimento de diversos fatores, como palavra-chave adequada, conteúdo do anúncio, URL de destino, perfil do usuário, entre outros detalhes.

Se seu anúncio satisfizer todas essas variáveis, ou pelo menos a maior parte delas, sua nota de índice de qualidade será elevada, o que é algo extremamente positivo, já que quanto maior a nota for, mais relevante o anúncio é para o público-alvo e mais altas são as chances de ser exibido.

Da mesma forma que quanto mais baixa for a nota no índice de qualidade, menores são as chances de o anúncio ser veiculado ao público-alvo, o que acaba por não trazer os resultados esperados, frustrando expectativas em relação à adoção da ferramenta.

É justamente por isso que é tão importante saber configurar corretamente uma campanha de Google Ads, utilizando diferentes recursos da ferramenta para aproveitá-la da melhor maneira possível, atendendo as expectativas da empresa, principalmente no que se refere ao alcance de objetivos.

 

Limitação de verba diária

Problema comum principalmente entre anunciantes que não têm verba suficiente para atender uma demanda relacionada a determinada palavra-chave, como uma com procura elevada e maior custo, por exemplo.

Em situações assim, o Google Ads limita a veiculação do anúncio, já que entende que se for exibido muitas vezes e de maneira seguida, a verba diária da campanha será insuficiente, acabando em poucos minutos.

Daí a importância de se trabalhar com uma boa verba em campanhas de Google Ads: assim, tem-se uma maior exibição do anúncio. Há, ainda, outras dicas que podem ser colocadas em prática para aproveitar melhor o orçamento disponível.

Entre as principais, destaque para a otimização por meio da segmentação, com exibição de anúncios por horário, dia, local, perfil de usuário, entre outras opções disponibilizadas na plataforma de anúncios.

A segmentação é importante porque nem sempre é interessante para a empresa, sobretudo financeiramente, manter uma campanha de anúncios ativa nos sete dias da semana, durante 24 horas.

Ao segmentar é possível aumentar a chance de exibição do anúncio no dia e horário que seu público-alvo mais navega pela internet ou faz compras, o que maximizará vendas e retorno de investimento.

No entanto, é importante mencionar que não existe uma receita pronta sobre como configurar campanhas de anúncios no Google Ads ou segmentá-las. O ideal é fazer testes e ajustes em tempo real, identificando o que funciona melhor e corrigindo ações não tão eficazes para conquistar os objetivos estabelecidos.

 

Como aumentar a chance de exibição do produto?

Existem dicas que podem ser colocadas em prática para aumentar a possibilidade de exibição do produto em campanhas no Google Ads. A seguir, apresentamos algumas delas:

 

  • Revise a configuração de suas campanhas e faça ajustes para aumentar a nota no índice de qualidade. Analise métricas e informações geradas pela própria plataforma para fazer correções mais assertivas;
  • Segmente campanhas, sempre. Dessa maneira, é possível otimizá-las, aumentando a chance de exibição de anúncios e de atingir o público certo, na hora adequada. Na prática, potencialize-se resultados, podendo atingi-los e superá-los com maior facilidade;
  • Tenha um orçamento mínimo para campanhas de Google Ads, lembrando que quanto mais baixo ele for, menor a possibilidade de exibição de seus produtos. Mas, como saber qual o valor ideal a ser designado para campanhas de anúncios?
  • Uma boa solução é sondar concorrentes para ter uma noção de quanto eles investem nesse tipo de ação e estabelecer um valor que seja adequado à empresa e os objetivos que deseja alcançar;
  • Confie ações de anúncios no Ads a profissionais especializados, o que reduz a chance de erros. Contrate uma consultoria de Google Ads, que conta com equipe capacitada para realizar esse trabalho.

 

Ao investir nesse serviço, escolha uma agência certificada Google Ads. Desse modo, é possível garantir o suporte de profissionais certificados pelo Google, assegurando que todas as campanhas sejam executadas com excelência e maior chance de retorno.