Imagem de um portão pivotante

Portão pivotante: vantagens e desvantagens

Já pensou em ter um portão em sua casa que dê segurança e que ainda seja elegante e moderno? O portão pivotante é uma ótima escolha!

 

O que é portão pivotante?

O portão pivotante é um modelo de portão que abre para as laterais, isto é, como uma porta simples. Ele pode ser de uma ou mais folhas.

Você já deve ter visto esse tipo de portão em várias residências, já que os portões pivotantes são considerados os modelos mais usados nos lares brasileiros.

 

E como funciona o portão pivotante?

Os portões pivotantes podem ser tanto manuais como automáticos, fazendo uso de um motor.

 

Mas onde usar o portão pivotante?

O portão pivotante é recomendado para casas com bastante espaço na garagem nas laterais, ou com espaço na calçada, pois ele pode tanto abrir para dentro quanto para fora.

Esse tipo de portão é muito utilizado em chácaras e sítios, porque requer um bom espaço e sem muita circulação de pessoas.

 

Vantagens e Desvantagens

Agora que você já sabe como funciona um portão pivotante, vamos ver algumas vantagens e desvantagens desse tipo de portão:

 

Vantagens

1 – Espaço: esse tipo de portão é para aquelas pessoas que priorizam o espaço, já que ele abre as portas para as laterais.

2 – Instalação: geralmente os portões pivotantes são de fácil instalação, não necessitam de trilhos. Comparado aos demais portões, a sua instalação é bem mais simples.

3 – Altura: existem muros bem altos justamente para dar mais segurança para o morador. Nesse caso, o portão pivotante é uma ótima escolha, já que não impõe limite de altura.

4 – Segurança: o portão pivotante pode ser automatizado, gerando mais segurança para o morador.

5 – Beleza: se você quer investir em uma entrada sofisticada para a sua residência, então um portão pivotante é o ideal. São portões sob medida que trazem muita beleza e sofisticação às entradas dos locais.

6 – Variedade de materiais: o portão pivotante pode ser feito de vários tipos de materiais. Isso quer dizer que você pode dar ao seu projeto o ar da sua personalidade.

 

Desvantagens

1 – Manutenção: o portão pivotante automático precisa de frequente manutenção, pois o motor fica exposto ao sol.

2 – Vulnerável: o portão pivotante é mais vulnerável do que os demais portões.

 

Tipos de materiais

Como já foi visto, o portão pivotante pode ser feito de diversos tipos de materiais. As opções mais escolhidas são ferro, alumínio e madeira, porém existem outros tipos de materiais.

Mas, antes da escolha do material a ser utilizado, alguns fatores devem ser levados em consideração, tais como durabilidade, preço, custo para conservação, segurança e estética.

Os portões de ferro têm preços mais acessíveis, porém requerem manutenção periódica devido à pintura. Além disso, são um material mais pesado, logo o motor também precisa ser mais potente. É um material que permite formas decorativas, como desenhos, sendo ideal para casas nas quais os moradores apostam em portões com decoração sofisticada.

O preço do alumínio é mais elevado, entretanto o portão feito desse material não precisa de manutenção frequente, visto que o motor pode ser menos potente.

É possível também investir em portões de madeira com decoração sofisticada, o que pode ser feito com a aplicação de verniz. Esse tipo de material requer manutenção frequente e o preço e a durabilidade são de acordo com a madeira escolhida.

 

Tipos de portões

Aqui você tem duas opções: escolher um portão vazado ou um portão fechado.

Vazado: proporciona mais ventilação e entrada da luz natural. Outra grande vantagem desse tipo de portão é que o morador pode ver quem está na frente do imóvel. Porém, a desvantagem é que quem está na rua pode observar parte da casa, ver se há pessoas no imóvel e ainda verificar os carros na garagem.

Fechado: é um tipo de portão mais pesado, logo isso vai fazer com que o custo seja maior também. E quanto mais pesado o portão, maior o custo do motor, já que este deverá ser de maior potência.

 

Segurança

Com o aumento da criminalidade, as pessoas priorizam cada vez mais a sua segurança e a de sua família. Se você quer apostar em segurança, então o portão pivotante de garagem é o ideal, pois ele pode ser automatizado e isso faz com que seja aberto e fechado rapidamente, com apenas um toque no controle do portão.

 

E como comprar portão pivotante?

Se você se interessou por um portão pivotante, entre em contato com nossa empresa. Nós somos a Dimatelas, que oferece soluções em portões. Possuímos mão de obra especializada para executar o seu projeto, basta entrar em contato com nossa equipe.