Problemas comuns no telhado

Problemas no telhado são comuns, especialmente quando não se faz uma manutenção periódica da estrutura. E quais seriam os mais recorrentes? Aqui, apresentamos os casos mais incidentes, suas possíveis causas e como proceder para acertar em reformas no telhado.

Telhas quebradas

Este é o caso mais comum de problemas no telhado. O vento forte pode provocá-lo, o impacto da chuva ou o peso de uma pessoa ou animal. A única opção de conserto é a troca de telhas, garantindo que a estrutura permaneça completa e intacta.

Infiltrações

O acúmulo de água na estrutura do telhado é extremamente perigoso, podendo provocar desde goteiras até o desabamento. Os telhados com goteiras são comuns em casos de telhas quebradas e deslocadas, calhas entupidas ou instalação hidráulica danificada.

Para corrigir a infiltração, recomenda-se contratar um profissional para identificar a causa exata do problema, corrigi-la e analisar se a estrutura do telhado precisa de reformas para manter sua integridade e minimizar o risco de queda.

Telhas desgastadas

Embora a telha seja um material resistente, ela é suscetível a danos, tanto que fica porosa, ressecada e com fissuras com o passar dos anos. O perigo é que muitos nem ao menos notam esses problemas quando eles estão no início, somente quando já atingiram um quadro mais avançado.

Em situações assim, faz-se necessária a troca das telhas quebradas e desgastadas, para eliminar a possibilidade de infiltração ou de entrada de animais na estrutura interna do telhado.

Como evitar problemas no telhado

Quer evitar esses problemas no seu telhado? O segredo está em fazer manutenções e vistorias periódicas na estrutura, o que permitirá corrigir pequenos desvios antes que se tornem uma grande dor de cabeça.

Além disso, essas manutenções e vistorias também permitem economizar, já que realizar pequenos consertos é muito mais barato do que reformar todo o telhado.