Qual a medida de uma porta de quarto?

A porta é um dos principais acabamentos do imóvel, ajudando a separar ambientes e garantir privacidade, principalmente quando se pensa na versão para quartos.

Saber as medidas da porta do quarto é importante porque possibilita construir um imóvel mais prático e funcional, além de facilitar a compra e instalação desse acabamento.

Mas, qual é a medida de uma porta de quarto? A seguir, indica qual é o tamanho padrão de porta para esse ambiente. Confira!

Medida padrão de porta de quarto

Atualmente, construtoras de imóveis têm adotado como padrão para porta do quarto a largura de 70 polegadas. Para comparação, as casas têm portas com largura de 60 graus e as portas de entrada têm 80 portas.

Mas, vale lembrar que essa medida é flexível. Por exemplo, se for construir seu próprio imóvel ou reformar sua casa, é possível aumentar a largura em mais 10 polegadas, se a estrutura permitir, garantindo portas mais amplas.

No que se refere à altura da porta para quarto, o padrão é 2,10 metros na maioria dos casos, inclusive quando se compra porta pronta. Porém, existe a possibilidade de fazer modelos com tamanhos personalizados.

A personalização é uma alternativa interessante principalmente quando o pé-direito do imóvel é alto, garantindo um visualmente mais proporcional e elegante, de modo a contribuir positivamente com a decoração.

Alternativas de materiais de porta de quarto

Já sabe quais são as medidas da porta de quarto, mas não conhece quais alternativas de materiais estão disponíveis no mercado? Essencialmente, há dois principais: a porta de madeira e a de alumínio.

Ambas são adequadas, mas apresentam características que devem ser consideradas no momento da compra, para escolher a que mais se adequa às suas necessidades e orçamento:

Porta da madeira

Proporciona bom isolamento acústico, é versátil e durável. Existem duas versões da porta da madeira: a maciça, que é resistente a danos, e a oca, perfeita para áreas internas.

Conta com um ponto negativo, o fato de ser suscetível a danos, principalmente os provocados por cupins, infiltração de água e umidade, problemas que ocorrerem sua vida útil.

É possível reduzir a possibilidade de enfrentar esses problemas ao investir em uma porta de madeira tratada ou realizar procedimentos como uma envernização, que deve ser feito periodicamente.

Porta de alumínio

Uma porta de alumínio apresenta excelente resistência a danos, por isso é uma versão mais utilizada em ambientes externos e áreas como cozinha e lavanderia. No entanto, pode ser aplicada em quaisquer cômodos.

Essa é uma alternativa que dura mais tempo, não demanda manutenções frequentes e pode ser instalado em locais com maresia, já que não enferruja. Conta com o ponto negativo de ser sutilmente mais cara, mas é uma versão que compensa, já que não é preciso repará-la frequentemente.

Qual porta escolher?

Para garantir mais praticidade no cômodo, escolha portas para quarto com medida padrão. Além disso, opte pelo material que mais se adequa ao seu projeto, já que tanto a madeira como o alumínio são alternativas eficazes.

Não se esqueça de garantir as peças essenciais para instalar a porta de alumínio Curitiba ou de madeira, como esquadrias, perfil de alumínio, fechaduras, dobradiças, entre outros.