Caixa Econômica Federal

Tudo sobre o concurso da Caixa Econômica Federal para PcD

Com oferta de 1.000 vagas imediatas e 100 em cadastro de reserva para pessoas com deficiência, a Caixa Econômica Federal teve seu edital de concurso publicado.

Sobre os cargos

As oportunidades, de nível Médio, são disponibilizadas para as funções de Técnico Bancário Novo e Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação.

O salário inicial oferecido é de R$ 3.000,00, podendo ser acrescido de benefícios como participação nos lucros ou resultados, plano de saúde, plano de Previdência Complementar, auxílio Refeição/Alimentação, vale transporte, auxílio creche, possibilidade de ascensão profissional,  e acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.

A jornada de trabalho é de 6h diárias, que totalizam 30h semanais.

Atribuições

Para que você possa entender um pouco sobre a rotina do servidor que exerce o cargo de Técnico Bancário Novo, separamos abaixo as informações sobre missão e atribuição das funções.

Missão: Execução de atividades bancárias, comercialização de produtos e serviços, prestação de atendimento, realização de negócios e atividades administrativas, responsabilidade pelo sigilo das informações a que tenha acesso no uso de suas atribuições, com foco no alcance dos objetivos estatutários e estratégicos da CAIXA.

Atribuições principais: prestar atendimento ao público, realizar negócios e comercializar produtos e serviços; identificar clientes, verificando a autenticidade de documentos, assinaturas e impressões digitais, quando realizada capacitação específica; efetuar atividades administrativas e operações bancárias, utilizando equipamentos e ferramentas tecnológicas; elaborar, redigir e conferir documentos e correspondências em geral; inserir e consultar dados em sistemas operacionais informatizados e outros aplicativos relacionados com suas atividades, assim como auxiliar em sua manutenção e aperfeiçoamento; efetuar cálculos diversos e controles numéricos; identificar e apontar oportunidades de melhorias nos processos em que atua; e executar outras atividades inerentes ao conteúdo ocupacional dos cargos.

 

Inscrições no concurso Caixa PcD

As inscrições, que já estão abertas, seguem disponíveis até o dia 27 de setembro de 2021, pelo site da organizadora Cesgranrio. A taxa de participação custa R$ 30.

Aqui vale lembrar que, por ser uma seleção exclusiva para PcD, os candidatos deverão enviar, via upload, o Relatório Médico digital, emitido nos últimos 36 (trinta e seis) meses em documento PDF digitalmente assinado por certificado digital contados da data de publicação do edital, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência, contendo a assinatura por certificação digital do médico com o número de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) no documento.

 

Avaliação dos candidatos

Para conquistar a aprovação no concurso, os candidatos deverão enfrentar provas objetiva e de redação, que serão aplicadas no dia 31 de outubro de 2021.

A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de conhecimentos básicos e 30 questões de conhecimentos específicos. Já a prova de redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo.

 

O que estudar para o concurso Caixa PcD

Conquistar uma vaga em um concurso público do porte da Caixa requer muito estudo e dedicação. Assim, para que você possa direcionar seus estudos, extraímos do edital a relação de temas mais cobrados e suas respectivas quantidades de questões.

 

CARGO: TÉCNICO BANCÁRIO NOVO

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa: 10 questões

Matemática Financeira: 10 questões

Conhecimentos Bancários: 10 questões

Conhecimentos Específicos

Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões

Conhecimentos de Informática: 10 questões

Atendimento Bancário: 15 questões

 

CARGO: TÉCNICO BANCÁRIO NOVO – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa: 10 questões

Matemática Financeira: 10 questões

Conhecimentos Bancários: 10 questões

Conhecimentos Específicos

Tecnologia da Informação: 30 questões

 

Como se preparar para o concurso da Caixa

Assim como para qualquer outro concurso público, conquistar a aprovação depende muito de  uma rotina de preparação intensa.

Por isso, você deve buscar estudar todos os assuntos solicitados no conteúdo programático do edital. Além disso, tão importante quanto o estudo da teoria é a realização da prática de questões de concurso Caixa já aplicadas anteriormente.

A tática de aliar o estudo da teoria com a prática de questões potencializa o seu aprendizado, uma vez que assim é possível identificar seus pontos fortes e fracos no que diz respeito ao domínio do conteúdo.

Desta forma, você direciona seus esforços às disciplinas em que tem mais dificuldade e, consequentemente, garante um melhor desempenho na nota final.